Arteterapia,

Olá, Meus Amores!!! Vamos aprender sobre mais uma terapia. E a terapia de hoje é a arteterapia. A arteterapia é o uso da arte como ba...

Olá, Meus Amores!!!
Vamos aprender sobre mais uma terapia. E a terapia de hoje é a arteterapia.

Imagem relacionada

A arteterapia é o uso da arte como base de um processo terapêutico, que propicia um breve espaço de tempo.
Estimula o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do indivíduos sobre si e sobre sua existência.
É utilizado a expressão simbólica, de uma forma espontânea, sem preocupar-se com a estética, através de modalidades expressivas como: modelagem, desenho, pintura, colagem, tecelagem, dentre outras, mas a mais usada é a artes plásticas.
Arteterapia possui a finalidade de propiciar mudanças psíquicas, assim como a expansão da consciência, a reconciliação de conflitos emocionais, desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento. Seu objetivo é facilitar a resolução de conflitos interiores e o desenvolvimento da personalidade.
Pode ser praticada por crianças, adolescentes adultos e idosos, pessoas com necessidades especiais, enfermas ou saudaveis por ser transformador.
Para ser um arteterapeuta é preciso de uma formação específica. É fundamental o aprofundamento e treinamento prático nessa área.
A arte ajuda a desenvolver potencialidades que nos tornam mais ricas e integradasOs instrumentos usados são:papel, cola, sucatas, água, argila, etc.
Os temas tratados na arteterapia são: autoestima, amor, perdão, limites, bloqueios, afeto/ternura, expressão de sentimentos, agressividade, sexualidade/sensualidade, medo, maldade, bondade, intuição, autocritica etc
Ajuda resgatar o potencial criativo da pessoa, buscando a psique saudável e estimula a autonomia e transformação interna para reestruturação do ser.
Gostou da arteterapia, e gostaria de fazer, procure na sua cidade ontem.

Deixem no comentário o tipo de terapia vocês querem conhecer,

Beijos e até ao próximo post. 

Você pode gostar também:

12 comentários

  1. Nossa, Re, eu sou péssima em tudo que envolve arte, então eu sempre fugia, mas eu acabei comprando aquele livro de colorir, o jardim secreto e gostei da coisa, e realmente é uma terapia!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amei o post e já quero fazer Arteterapia,a arte é usada para espresar sentimentos,e agora é usada para ajudar as pessoas, é bom saber.
    ❤❤

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata... arterapia é uma novidade para mim, nunca tinha ouvido falar ainda... Como funciona a arteterapia para autoestima? E quais profissionais procurar, não sei se aonde moro tem... Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Acho que preciso disso pra minha vida. To uma pilha de stress kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Pura verdade, não tem nada melhor do que tirar uma tarde, sair da loucura do dia-a-dia e ir desenhar, escultando um som bem calmo. Fiz curso de artes por algum tempo, foi uma ótima época, às vezes ainda sento e desenho, me acalma muito! Parabéns pelo post e por incentivar as pessoas a praticarem a arte terapia!

    ResponderExcluir
  6. ️Amei o post, eu sou a doida dos livros de pintar, já tenho muitoooooooos, pq amo forte =D

    ResponderExcluir
  7. Oie

    Que legal, gostei do post! Concordo!
    Eu comprei daqueles livros pra pintar e realmente foi uma terapia pra mim, relaxa demais e até hoje, quando estou nervosa ou muito estressada recorro para a pintura.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Sou formada em Psicologia e estou pensando em fazer uma pós na área de arteterapia.
    XOXOX

    ResponderExcluir
  9. Olá! A arte auxilia muito em diversas questões psicológicas. Já conheci muitos casos bem sucedidos de uso da arte como terapia.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Renata! Achei super legal e informativa a postagem. É sempre uma boa ter algo para extravasar os sentimentos, trabalhar o interior e a arte é sempre uma ótima opção para isso.
    Não sou muito fã de pinturas e desenhos porque não levo o menor jeito, mas gosto de fazer alguns trabalhos manuais.
    Não sei se já rolou aqui no blog, mas uma "dança terapia" seria bem legal de conhecer também! :)
    xoxo

    ResponderExcluir
  11. Sou praticante da arteterapia há tanto tempo e não sabia hehe. Sou uma grande amante dos mais diversos tipos de artes, sobretudo aquilo que consigo fazer com as minhas mãos (desenhos, pintura, colagem, artesanato...), pois isso faz com que eu relaxe e tenha aquele "respiro" no meio de tudo *-*

    ResponderExcluir
  12. olá!

    adorei o post, ainda que a única forma de trabalhar com arte que eu consigo é a de pintar os livros antiestresse, ou no máximo, contornar alguns desenhozinhos, hahaha.

    beijo

    ResponderExcluir

Deixe o seu recadinho aqui.