Sódio.

Olá Meus Amores!!! O sódio, é um mineral e normalmente é encontrado na natureza com outro elemento químico, o cloreto. O cloreto de sódio ...

Olá Meus Amores!!!
O sódio, é um mineral e normalmente é encontrado na natureza com outro elemento químico, o cloreto. O cloreto de sódio é o famoso sal de cozinha e ele possui 40% de sódio em cada grama.

O sódio não é necessariamente um vilão, ele também é importante e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada nas quantidades estabelecidas e seguras para a saúde que deve ser de 2,4g por dia. Este mineral participa de funções essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois regulariza o volume sanguíneo, também tem papel importante nos impulsos nervosos e na contração muscular. 
O brasileiro costuma ingerir cerca de 5g de sódio por dia, o dobro da quantidade recomendável. e isso pode provocar inúmeros mal à saúde. O sódio atua no controle dos líquidos das células e do sangue, ajudando a regularizar os níveis de pressão arterial. Quando temos excesso do sódio no organismo, ele começa a se acumular no sangue e nos líquidos fora da célula, causando um desequilíbrio, porque existe mais sódio fora do que dentro das células. Quando isso acontece, o corpo começa a reagir para equilibrar os níveis, e o processo aumenta o volume de água circulante fora da células. O resultado é a elevação da pressão arterial, que prejudica a saúde dos vasos que ficam mai frágil e podem romper, ocasionando um AVC. Ele estimula a perda óssea que resulta na osteoporose, porque favorece a eliminação do cálcio pela urina. Outros problemas, como: câncer de estômago, espessamento do músculo do coração (hipertrofia ventricular esquerda) e catarata.
A melhor maneira de reduzir a quantidade de sódio consumido é evitar consumir alguns alimentos, como: alimentos industrializados; não colocar saleiros à disposição na mesa.
Vamos tentar consumir o mínimo possível de sódio e ter uma vida londa.
Beijos e até ao próximo post.

Você pode gostar também:

1 comentários

Deixe o seu recadinho aqui.